sábado, 4 de outubro de 2008

Banheiros Acessíveis - II


O melhor local para Banheiros Acessíveis


Para ser acessível, vale repetir, o banheiro tem que estar de acordo com a NBR 9050. Se não estiver, não é acessível e não pode ostentar o Símbolo Internacional de Acesso.



Agora, qual o melhor local para os Banheiros Acessíveis? Dentro ou fora dos Banheiros Masculinos e Femininos?

Há quem prefira a separação por sexo, com os Banheiros Acessíveis instalados no interior dos Banheiros Masculinos e Femininos. O melhor local para os Banheiros Acessíveis, entretanto, é do lado de fora, de modo separado, independente dos banheiros masculinos e femininos.


Por quê? Explico: muitos portadores de necessidades especiais precisam de ajuda no banheiro, seja pela pouca idade ou idade avançada, seja pelas limitações que lhe são impostas pela deficiência. E essa ajuda muitas vezes é dada por pessoas de outro sexo – namorado ou namorada, marido, esposa, pai, mãe, filho ou filha, etc.


Tal ajuda, deve-se frisar, não é mero capricho. Ao contrário, é imprescindível para que o portador consiga transferir-se da cadeira para o vaso sanitário e vice-versa, tirar e vestir suas roupas e/ou fazer sua higiene pessoal, tudo de modo adequado e com segurança.


Mas se o Banheiro para Deficientes está em área privativa para um determinado sexo, a ajuda por pessoa do sexo oposto fica inviável. Pelo menos, sem que haja constrangimentos.


Então, se você é arquiteto, engenheiro civil ou quer construir ou reformar um espaço e torná-lo acessível para deficientes, tenha em conta esta dica.

É isto.



15 comentários:

peciscas disse...

Claro, João, a separação faz todo o sentido.
Aqui em Portugal, quando existem, esses banheiros, eles estão, em geral, separados dos outros.
Mas digo, em geral, porque, por exemplo, há um grandes hospitais aqui no Porto em que, nas zonas das salas de espera, tal não acontece.Com os problemas que muito bem referiste.

Isabel Filipe disse...

Oi João,


Estou convencida que aqui em Portugal a Lei deve obrigar a que sejam em locais separados ...

eu na zona onde vivo não conheço nenhum que esteja junto com os outros ... li o que o meu amigo Peciscas disse ... mas talvez, o caso que ele refere tenha acontecido por a construção ter sido efectuado depois da obrigatoriedade imposta por lei ... e quem sabe, tecnicamente falando só seria possível junto dum dos outros ...

hoje em dia, qualquer recinto publico novo que abra ao público, tem de ter o banheiro para deficientes ... seja cafés, restaurantes ...etc .

sei tb que nas novas construções a lei obriga à construção de rampas de acesso ...

beijinhos e bom domingo

Isabel Filipe disse...

...e já agora ...

que estamos a falar em deficientes ...

o Governo actual português fez uma coisa horrível ... os deficientes, com determinado grau de incapacidade (não sei qual) tinham beneficios fiscais ... pois este nosso querido Governo acabou com isso ... passaram ater que pagar impostos como os outros ... há muito tenho no meu blog um selo (que é a bandeira de Portugal) precisamente para mostrar o meu repúdio para esta situação ...

João Vicente Lavieri disse...

Peciscas e Isabel,

Muito obrigado pelas visitas, pelos comentários - sempre tão pertinentes - e por nos contarem um pouco do que ocorre em Portugal.

É bom perceber que algumas coisas estão melhorando, mas a luta continua porque ainda há muito que se fazer e, infelizmente, algumas coisas pioram, como é o caso do exemplo dado por Isabel.

Abrs/Bjs e Bom domingo.

Sonia disse...

João,
Bem lembrado esse recado. Muito importante e oportuno. Está faltando, talvez, discernimento em quem projeta e faz essas obras.

Fernanda Cristina Teixeira disse...

João,
Estou adorando os desenhos viu?
E os posts tbém!
Beijos

Evandro disse...

Cara, não conhecia esse espaço aqui. Gostei muito do seu blog e da maneira "fácil" cmo escreve. Voltarei mais vezes.
Abraço

João Vicente Lavieri disse...

Obrigado, Sonia.
É por isto que publiquei o post, para que as pessoas possam conhecer quais sao as necessidades dos portadores de deficiência, as melhores soluções e possam levá-las em conta.
bjs,

João Vicente Lavieri disse...

Obrigado, Fernanda.
É muito bom encontrá-la por aqui. E os seus elogios valem muito pra mim.
Bjs,

João Vicente Lavieri disse...

Obrigado, Evandro!
Seja sempre muito bem-vindo!

Olha, retribui a visita e também gostei muito do seu blog. Agora estou numa correria danada, mas irei voltar ao seu blog para ler mais posts, com mais calma, e fazer comentários.

Pode também me aguardar por lá mais vezes. Afinal, é muito bom "trocar figurinhas" com pessoas igual a gente.

Abrs,

Jady disse...

Otimo post, eu particularmente, gosto do banheiro separado dos outros, assim nao corre o risco de ter q ficar esperando

bjks

João Vicente Lavieri disse...

Obrigado, Jady!
Um bj,

Odele Souza disse...

Oi João,

Estou contente com o aumento das visitas e comentários no teu blog. A Isabel e o Peciscas são amigos meus de Portugal. Tenho muito carinho por ambos. E você também é uma pessoa bacana e teus posts são de excelente qualidade. António e Isabel, são pessoas muito inteligentes (e sensíveis) Você também é. Então, vão se dar bem.
Um forte abraço.

João Vicente Lavieri disse...

É verdade, Odele. Apesar do pouco tempo de contato, já pude perceber que a Isabel e o António são pessoas incríveis! Assim como você também é!

Sou muito grato a você. Primeiro porque foi você quem sugeriu e me incentivou a criar o Caminho Livre, incentivo esse que continua até hoje. Depois porque foi por meio dos seus dois blogs que eu conheci a Isabel e o António.

Está sendo muito bom ter este contato com você, a Isabel e o António e compartilhar idéias, sentimentos, lutas e opiniões.

Anônimo disse...

Andréa Ventura
Achei o que estava procurando! Sou arquiteta e Projetei sanitários independentes para a Reforma de um Fórum do Tribunal de Justiça. A Norma não me obriga a projetá-los com entrada independente, mas assim o fiz... e essa justificativa é tudo. Desde já agreceço muitíssimo, pois sozinha e sem conhecimento real da causa ainda não tinha passado tal idéia pela cabeça. Obrigada!
Rio de Janeiro - Brasil
andreapotascheff@ig.com.br