terça-feira, 14 de outubro de 2008

Notícias de São Luiz

Um exemplo a ser seguido


Mais uma contribuição de Maurício Paroni de Castro, diretor de teatro ítalo-brasiliano.

Antes de tudo, desculpo-me com Maurício, outros amigos colaboradores e com aqueles que, de quando em quando, visitam este blog. É que estou com muito trabalho e, por conta disto, acabo publicando as contribuições com certo (às vezes muito) atraso.

Mas, por favor, não se sintam desprestigiados e nem desanimem com a minha lerdeza. Continuem enviando sugestões, pois elas são sempre muito bem-vindas.

Voltando ao tema de hoje, Maurício enviou reportagem assinada por Sílvia Freire e publicada na Folha Online, no último dia 25 de setembro. Dita reportagem informa que o Ministério Público do Maranhão acionou a Prefeitura de São Luiz, em razão da não conclusão das obras de acessibilidade em 5 terminais de ônibus, como previsto em um Termo de Ajustamento de Conduta.

O referido Termo de Ajustamento de Conduta (um compromisso que, se não cumprido, pode ser executado no Judiciário), previa a instalação de rampas, banheiros adaptados, piso podotátil, sinalização sonora, visual e em braile, além da alocação de intérpretes de Libras (língua brasileira de sinais) para atender os deficientes Auditivos. Tudo, no prazo de 1 ano.

Agora, em razão do descumprimento do prazo, a Prefeitura de São Luiz, até que conclua as obras, pode ser condenada a pagar multa diária de R$ 20 mil.

Como se vê, Leis e instrumentos para fazê-las cumprir existem, faltando apenas interesse e empenho dos governantes, fiscais e outras autoridades.

Parabéns ao Ministério Público do Maranhão! Que esta iniciativa sirva de exemplo para o restante do país.

Sorte dos São-luisenses!

8 comentários:

Isabel Filipe disse...

leis existem por todo o lado ...

há é que fazer cumpri-las ...

em relação aos transportes colectivos, não sei se sabes, mas conto-te como funcionam nos Estados Unidos: o autocarro chega à paragem ... e se houver alguém com necessidades especiais, o motorista, levanta-se ... não abre a porta da frente ... dirige-me à porta de saída e a pessoa é ajudada pelo motorista, a entrar no autocarro ... que o acomoda ... e só depois ... é que a porta é aberta para os restantes passageiros ....

impressionante não?


por isso me irrita um pouco quando as pessoas saem por aí só a falar mal dos EUA ...

já lá estive por 3 vezes ... e voltarei sempre que puder ... lá sim ... respeitam-se os direitos humanos ...

beijinhos

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Leis existem para ser cumpridas, infelizmente o nosso Brasil conhece pouco disso. Parabéns para Maranhao.

Estou vindo aqui para te convidar a voar comigo nas asas da Adocao Infantil. Nao se assuste, rs, nao é para você adotar ninguém, mas a discutirmos sobre a burocracia que envolve as pessoas que desejam adotar. Você poderia voar conosco nessa?

Um grande abraco

João Vicente Lavieri disse...

Obrigado, Isabel.

É, os EUA são referência em termos de acessibilidade. Já estive lá muitas vezes e até morei lá, por 3 meses, mas antes de ser deficiente.

Dizem que a Inglaterra e o Canadá também são espetaculares para os deficientes, mas não conheço esses países.

Bjs,

João Vicente Lavieri disse...

Georgia,

Obrigado pela visita!

A princípio, interassa-me sim embarcar neste vôo, para agilizar as adoções.

Irei me interar dos detalhes em seu blog.

gde abr,

Odele Souza disse...

Oi João,
São Luiz, realmente, um exemplo a ser seguido.Bom isso de aplicar multa em quem não cumpre com sua obrigação. E não uma multa de valor irrisório, quase simbólico. Tem que doer no bolso desse pessoal negligente.

Ao ler o comentário de Isabel, fico imaginando como seria bom que o exemplo dos Estados Unidos, - respeito aos direitos humanos - fosse seguido por outros paises.
É tão bom ver as pessoas sendo bem tratadas, sendo respeitadas.

No caso do Brasil, acho que ainda teremos muita luta pela frente para fazer valer os nossos direitos. Mas que não pensem que ficaremos de braços cruzados. Não mesmo.

Um forte abraço João.

Sonia disse...

É preciso fazer essa lei "pegar"! Que difícil resolver o óbvio neste país!
bjs

Georgia Aegerter disse...

Bom dia!!!

Olha, vim te avisar que todos os participantes da blogagem Adocao, estao em novo blog criado para este assunto. Por favor, verifique se seu link está abrindo direitinho. Pegue o selinho da blogagem, nos ajude a divulgá-la.
http://blog-blogagem.blogspot.com/

Te desejo um ótimo dia.

Obrigada

peciscas disse...

São esses exemplos que nos fazem sentir que vale a pena lutar pelos direitos e pelo cumprimento das leis.
É uma luta persistente, para a qual é preciso ter paciência e empenhamento mas que, pouco a pouco, há-de dar frutos.